
Ymir era um gigante do gelo; e ele era mal por natureza. Enquanto ele dormia, começou a suar. Um homem e uma mulher surgiram de uma poça sob sua axila esquerda, e uma de suas pernas deu a luz a um filho da outra perna. Ymir é o pai de todos os gigantes do gelo, e eles o chamaram de Aurgelmir. Ymir teve também uma bela filha chamada, ATALI.
Atali, filha de Ymir, é um espírito do gelo na forma de uma linda mulher. O corpo dela parecia ser feito de marfim e, com exceção de um véu muito fino e flutuante, estava tão nua como a luz do dia. Seus delicados pés eram mais brancos que a neve onde pisavam.
Os olhos dela também confundiam: não eram de todo azuis nem cinzentos, mas mudavam de cor de acordo com a luz e o resplendor das nuvens, criando tonalidades como da aurora Boreal.
Desde as pontas dos pés até a cegante aura de seus cabelos esvoaçantes, aquele corpo de marfim era tão perfeito quanto o sonho de um deus.
Diz-se que ela atrai homens feridos e faz com que eles a sigam até para lugares distantes, onde eles morrem de exaustão na neve ou sob os machados de seus irmãos gigantes de gelo.