Header Ads

sábado, 7 de julho de 2018

A Maçã nas mitologias


A maçã é um fruto que desde a antiguidade esteve simbolicamente ligado às diversas crenças, com seu poder de divisão, sendo o fruto usado para encantar, para enfeitiçar, ou para fazer do homem conhecedor do bem e do mal, como está nas escrituras cristãs/judaicas, se bem, que alguns dizem que na verdade seria um figo, mas ficou simbolizado como a maçã.

Vermelha e suculenta, a maça sempre foi utilizada como símbolo de paixão, desejo e sensualidade. Muitos feitiços amorosos são feitos com ela.

Percebe-se que a maçã está ligada simbolicamente com a duplicidade. Ora como fruto da vida que está no paraíso, ora como do conhecimento que, contrariamente, confere a imortalidade ou que provoca a queda. O formato esférico é símbolo do Mundo e em seu interior, temos as sementes simbolizando a fertilidade, a espiritualidade.

A maçã também é símbolo da discórdia. A mitologia grega conta que a deusa Éris, mesmo não tendo sido convidada, vai a uma festa de casamento no Olímpo. Lá, trama uma vingança. Na hora do banquete, quando todos os deuses se sentam, a deusa atira uma maça de ouro, na qual estava escrito: para a mais bela. Hera, Atena e Afrodite começam, imediatamente, a disputar a maça. Para decidir entre uma das três foi escolhido o mortal Páris, pastor e príncipe de Tróia. Todas tentaram suborná-lo. Afrodite ganhou, oferecendo ao príncipe, a esposa do rei grego Menelau, Helena, considerada a mais bela entre todas as mortais. Paris levou a sério a oferta e raptou Helena, dando início a guerra de Tróia. Tudo começou com uma maça atirada.


A maça também ocupa um lugar na mitologia celta, representando a imortalidade e servindo de alimento para os mortos. As maças são consideradas ainda como símbolo da alma. Por isso, no festival celta de Shamhaim – que deu origem ao Halloween – elas eram enterradas durante a noite para que renascessem na primavera.

Por volta do sec. XVII, Isaac Newton suscitou a idéia da lei da gravidade enquanto repousava debaixo de uma macieira! A partir daí, gerou toda uma área especial para os estudos sobre uma das mais importantes leis universais.

Atualmente, Apple é o nome da maior multinacional norte americana que atua no ramo de aparelhos eletrônicos e informática. O símbolo da empresa, uma mação já mordida, faz referencia à Newton, uma vez que representa a “descoberta”.

Mais Lidas